12/07/2019 às 13:51
Confie na sua paixão e surpreenda
“As paixões são irresistíveis. Se você estiver prestando atenção na sua vida, as coisas pelas quais está apaixonado não o deixarão sozinho. São as ideias, as esperanças e as possibilidades pelas quais sua mente naturalmente gravita, as coisas nas quais você concentrará seu tempo e atenção por nenhuma outra razão além de se sentir bem”. A sugestão para que os amigos leitores confiem na sua paixão para surpreender a si mesmo e aos outros, começa com este trecho de Bill Strichkland, que dentre outras obras, escreveu “Faça possível o impossível”.
 
           
Strickland nasceu e cresceu num bairro violento de Pittsburg (EUA) e teve sua vida completamente transformada a partir da motivação de um professor que entendeu que ele tinha talentos que os outros não viam, como a arte da cerâmica. Passou a ser um estudante dedicado, e após concluir a faculdade, retornou para a escola onde foi professor e assumiu a direção transformando a escola num caso de sucesso que até hoje arranca aplausos de todas as plateias que ouvem os relatos. O professor ganhou vários títulos nos EUA e outros países como “inovador social” e suas teorias sobre mudança social são extraordinárias e impactantes. Strichkland, diz que a paixão é o combustível emocional que move sua visão. “É o que você agarra quando suas ideias são desafiadas e as pessoas o rejeitam, quando você é desprezado pelos “especialistas” e pelas pessoas próximas de você. É o combustível que o mantém em pé quando não há validação externa para seu sonho. Tive a visão de criar um Centro que alteraria a conversa a respeito de pessoas pobres. Quis redefinir o modo pelo qual pensamos sobre a pobreza”.
 
 
Quem conhece o protagonista desta história garante que ele não é aclamado porque planejou ser um inovador, mas porque decidiu perseguir um objetivo que deu propósito a sua vida. A nova geração de empreendedores surgindo nas incubadoras, aceleradoras, universidades está mostrando que aprendeu uma lição que Steve Jobs, Strichkland, e outros haviam entendido: siga seu coração e não se acomode num caminho que não combina com o que você sente que é seu destino verdadeiro, com seus grandes sonhos e objetivos. “O medo do fracasso pode sufocar o sonho da pessoa levar uma vida extraordinária e o modo como supera este medo é confiando na sua paixão”, sempre lembra Strichkland.
 
 
A maioria das pessoas desiste de suas paixões, de seus sonhos, dos grandes objetivos diante das dificuldades, percalsos, negativas e fracassos. Notadamente muitas pessoas que passam dificuldades e não conseguem prosperar em seus objetivos tem por característica a desistencia diante das dificuldades. Todas as dificuldades pelas quais passamos devem nos deixar lições, todavia, se realmente não percebermos nenhum proveito, nenhum aprendizado, nenhuma contribuição em algo que estivermos fazendo, então devemos imediatamente fazer outra coisa, pois as chances de sucesso serão poucas.
 
 
A Apple é uma empresa estudada em todos os cantos do planeta e de diversas formas, especialmente nos períodos em que foi dirigida por Steve Jobs. Os recrutadores de talentos contam que não queriam pessoas que desejavam se aposentar na empresa e ganhar uma menção honrosa por isso. Eles queriam empreendedores e vencedores comprovados, mesmo que recém formados, que se destacaram por algum projeto inovador. Colaboradores dinâmicos, que definiram sua função prévia naquilo que realmente contribuíram e não somente por seus títulos. Acreditavam que a inventividade pode vir de qualquer lugar e procuravam pessoas que tinham empolgação por criar coisas novas. A orientação para as pessoas era: surpreenda-nos.
 
 
A mensagem desta semana é para confiar na paixão e assim surpreender-se e ao mundo com o que conseguir com sua paixão. Finalizamos com a frase da apresentadorae empresária Oprah Winfrey:“Quando sua vida está de acordo com seu propósito, você se sente o mais poderoso”.
 
 
 

Um abraço e até a próxima! 

 

 

 

 

 

 

Administrador, Especialista em Marketing e Mestre em Engenharia de Produção.

É professor da Unijuí e convidado em diversas IES e sócio e consultor da Referenda Consultoria. Também é colunista de 9 jornais e revistas do interior do RS, blogs e newsletters e ainda é palestrante, pesquisador e escritor, com diversos artigos e 4 livros publicados nos temas planejamento, liderança, marketing e educação. 

Email: marcelo.blume@referenda.com.br

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais posts de Marcelo Blume