11/06/2018 às 16:27
DILEMA

Leva a uma situação com duas ou mais saídas, podendo chegar a uma mesma conclusão, ou ainda, as alternativas são difíceis de resolução.
Escolhas necessitam serem carimbadas.
Isto se aprende desde o berço até o último suspiro.
A multiplicidade de opções que se apresentam a cada idade deixa o interlocutor em dúvida.
É dentro do âmbito familiar que se deve direcionar a criança para ver o mais óbvio. Na alimentação, por exemplo, nada de muitas alternativas. Ofereça aquilo que ela precisa para se nutrir. Não crie dilemas. Não colocá-la numa direção, produz um redemoinho cerebral e vai se acumulando. Comprar uma mochila de primeira linha e larga-la na escolinha seria a opção mais acertada? Escolhas?
Trocar de ‘lar’, frequentemente, cria dúvidas nas crianças, e, elas pensam que viver é assim. Lembrar que crianças se adaptam mais facilmente que idosos, por exemplo. Mais indicado seria ficar no próprio bairro nos dias de hoje. Ajustar horários, regulamentos da escola, uniforme, material escolar, reuniões. Esta é a vida de pais mediante seus filhos escolares. A escola não pode ser depósito de crianças e jovens. Um descarte. Por sinal, em época de férias gera um ‘transtorno’ para pais trabalhadores. Que dilemas! Parece tudo virado. A independência feminina previa isto?
A adolescência surge veloz. Mil ideias na cabeça. Corpo novo. Pais em berço esplêndido. Acordem! Novos dilemas. Se a infância foi organizada, a adolescência surge num mar tranquilo. Oferecer escolhas, explicando cada uma são metas que podem ser programadas junto à família. O bairro tem muita influência nesta época. Não surge um dilema. Trilema ...
Quantos jovens trocam de curso superior. Ou mesmo, adultos trocam de profissão. Chega a uma época que há um paredão não podendo voltar atrás.
Pais mais exigentes, filhos mais seguros. Nada de muita chance de ‘quero isto, quero aquilo’. Filhos sem complicação de quaisquer ordens.
As escolhas englobam profissão, religião, amores, vestuário...
Nada é fácil. Todos devem lutar para sua satisfação pessoal e dos que os rodeiam. Dilemas mil! É a vida contemporânea.

Sinônimos de Dilema no Dicionário de Sinônimos. Dilema é sinônimo de: dúvida, dubiedade, hesitação, impasse, indecisão, perplexida ...
 

Médica

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais posts de Norma Benvenuti