01/04/2019 às 14:56
MENTIRA

 Até ela tem dia! Quem a inventou?

            Existem mentiras saudáveis? Pode ser lembrado quando dentista, enfermeiro ou médico aclama: ‘Não vai doer’. Após o procedimento ainda exclama: ‘Viu, não doeu nada’. Embora o alvo ficasse com uma expressão interrogativa, no momento, faz que aceita na ‘boa’.
            Existem inúmeras histórias.
            Quando se olha, ou examina o quadro de Pedro Américo (por sinal há suspeita de plágio), da ‘Independência ou morte’, vê-se um cavalo lindo, branco montado por D. Pedro I. Parece, segundo historiadores e relatos, que o dito animal não passava de uma baia gateada, comum, forte para subir ladeiras. Leia mais sobre o assunto. Divertido.
            E os eternos namorados? ‘Eu te amo’. Esqueceu-se de acrescentar: ‘Neste momento’. Quantos pares de românticos verificaram que o fogo de hoje não passou de mera cinza. Foi tudo mentira?
            E a dona Política em época de eleições? Enumera mil projetos, muitos descabidos, mas sempre há alguém que, piamente, acredita. Divida por dez as metas divulgadas, ainda que o resultado matemático seja plausível.
            Muitas mentiras, afirmações inconsistentes, viram crises contra o cidadão, a comunidade. Multidões, quando estão acometidas, com doenças, sabiamente, incuráveis, vão à procura de novos alentos, muitas vezes, mentiras para arrecadar fundos próprios do dito curandor. Multidões são arrastadas embevecidas pelo autor da Grande Mentira. Em nome de Deus assegura cura, alívio, uma nova vida. E a arrecadação do propagandista vai crescendo. Quanta inocência! Por sinal, mentira bem formulada. Simples, basta seguir o segundo mandamento da Lei de Deus.
            E o que dizer do esposo (a): ‘Volto logo’. E até hoje não retornou...
            E as liquidações de lojas? Muitos compradores ainda acham que fizeram um bom negócio.
            E as ausências no trabalho? Atestados falsos. Mais comum em serviço público.
            Daria um bom livro com todas as espécies de mentiras.
            Ou você nunca mentiu?
            Será que mentira virou verdade, ou a verdade é mentirosa? Minha nossa!
 
 
 
 
 
 

Médica

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais posts de Norma Benvenuti