09/09/2016 às 14:19
Semana Farroupilha abre oficialmente na terça-feira
A Chama Crioula Farroupilha já está na cidade há alguns dias, estando sob os cuidados do 14º BPM e na próxima terça-feira, 13, será conduzida até a Praça da Matriz, para a abertura da Semana Farroupilha, durante cerimonial a ter como local o Palanque Oficial, às 9h, com a inflamação do Candeeiro pelo homenageado deste ano, José Alves da Rosa. Durante a abertura, haverá o hasteamento das bandeiras e inflamação das Tochas Crioulas com a participação de todas as entidades tradicionalistas da cidade, ao som da música tema da Semana Farroupilha.
 
Conhecido como Jacó Rosa, o homenageado José Alves da Rosa fez parte de grupos musicais como “Irmãos Galego” e “Irmãos Borges”. Formador do grupo “Os Orelhanos”, participou de festivais musicais no Estado, entre eles, o Musicanto, Canto dos Sete Povos, Gaitaço Missioneiro, Coxilha Nativista, entre outros. Sócio-fundador do Piquete Cultivando a Tradição de São Luiz Gonzaga e sócio Benemérito do CTG Primeira Querência do Rio Grande, de São Nicolau e do CTG Meu Pago, de São Paulo, também participou do Movimento Tradicionalista Gaúcho, no CTG 35, juntamente com Paixão Cortes, Dimas Costa, entre outros.
 
Neste ano, a Semana Farroupilha terá como tema, “República das Carretas”, livro de Barbosa Lessa – mesmo nome da música tema - e como homenageado em nível estadual, Zeno Dias Chaves, um dos responsáveis pela manutenção das tradições gaúchas e que foi presidente do MTG e Fundação Cultural Gaúcha, personalidade de grande importância no cenário cultural gaúcho.
 
O Desfile Farroupilha será no dia 20 de setembro, com início às 9h, e o encerramento ocorrerá logo após. A ordem do desfile será a seguinte:
 
1 – Brigada Militar
2 – Corpo de Bombeiros
3 – Polícia Ambiental
4 – Piquete Abertura
5 – Projeto Conviver e CRAS
6 – APARP
7 – Corsan
8 – Grupo de Danças Fênix
9 – Escola Técnica Cruzeiro do Sul e UERGS
10 – CTG Galpão de Estância
11 – D.N. Carlos Bastos do Prado, Escola Gustavo Langsch e Escola Amália Germano de Paula
12 – Piquete Querência Aberta e URI
13 – Piquete Querência de São Pedro
14 – Piquete Pago Xucro
15 – Piquete Cultivando a Tradição
16 – Piquete Ponteiros do Rio Grande (ASSTBM)
17 – Piquete Alma Missioneira e Escola João Aloisio Braun
18 – Piquete La Pampa
19 – Piquete Querência do Bugio
 
 
 

    

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais notícias em Geral