11/07/2017 às 16:44
Consulta Popular: para o voto através de celular, aparelho deve ser cadastrado
Consulta Popular: para o voto através de celular, aparelho deve ser cadastrado
Reunião do Comude ontem de manhã foi no auditório da 32ª CRE. Crédito da foto: José Grisolia Filho/AN

Na próxima segunda-feira, encerra o prazo para cadastrar telefones celulares e baixar o aplicativo off-line para votar na Consulta Popular do Corede Missões, nos dias 1º, 2 e 3 de agosto. Essa informação foi passada pelo presidente, Paulo Corrêa de Matos, aos participantes da reunião do Comude realizada ontem pela manhã, no auditório da 32ª CRE, convocada para organizar como será a captação de votos na Consulta Popular.
Mais uma vez, a votação será somente eletrônica. Com celular, será preciso baixar o aplicativo que permite a realização do voto pelo sistema off-line. A outra forma de votar é através do site www.consultapopular.rs.gov.br, pelo sistema on-line, em computador e notebook, sem ser necessário o aplicativo. O secretário do Planejamento, Révis Moura, deverá receber os celulares para fazer o cadastramento ou pelo menos fazer a identificação dos celulares para enviar segunda-feira a relação ao Corede Missões, em Santo Ângelo. Os computadores e notebooks que vão ser usados para votar através do site do Corede, não precisam ser cadastrados.
O presidente do Comude, Paulo Corrêa de Matos, assinalou a importância da mobilização dos eleitores, porque nada receberão os municípios que não fizerem no mínimo 6% dos eleitores do município. E ainda mais: receberão recursos os 15 municípios mais votados. Na região do Corede Missões, com 25 municípios, 10 ficarão de fora do reparte da verba. Portanto, é preciso trabalhar muito e especialmente na aproximação das pessoas dos meios eletrônicos, ainda registrando uma boa parcela da população que não domina a sua utilização. Tanto isso é verdade, que no ano passado, São Luiz Gonzaga ficou de fora dos recursos do ano anterior, (pagos este ano), porque fizemos em votos, apenas 5,5% dos eleitores do município, quando o mínimo é 6%.
O eleitor, para votar, precisa comparecer nos locais de votação a serem anunciados, com o título de eleitor e um documento de identidade com foto. Na região das Missões, o eleitor poderá votar em quaisquer dos 25 municípios, se for cadastrado em uma dessas cidades.
Houve quase um impasse na reunião, porque em relação aos celulares, o prazo de cadastramento encerra segunda-feira. Por outro lado, a mobilização exige disponibilidade de pessoal, mas todos os envolvidos trabalham e têm compromissos. Felizmente, algumas entidades representadas na reunião decidiram fazer mobilização para conseguir a adesão necessária dos moradores em São Luiz Gonzaga.
O Hospital São Luiz Gonzaga, informou Rosa Maria Costa, vai disponibilizar um computador nos dias 2 e 3 de agosto, para quem desejar votar naquele local. A ACI pretende fazer o mesmo e inclusive cadastrar telefones celulares e mobilizar muita gente. O mesmo devem fazer outras entidades, como universidades, empresas, serviços públicos, escolas, etc, até porque o governador José Ivo Sartori está pagando os repasses aos Coredes, em dia.
A partir de agora, o Comude deverá manter uma sequência de comunicados para explicar como se vota e até mesmo relembrar as escolhas feitas na assembleia municipal, até porque entre as seis demandas eleitas para a cédula única virtual, estão algumas das preferidas pelos são-luizenses.
 

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais notícias em Geral