08/09/2017 às 10:40
Internacionalização do Caminho das Missões: mais uma ação que se consolida com o apoio da AMM/Funmissões
Internacionalização do Caminho das Missões: mais uma  ação que se consolida com o apoio da AMM/Funmissões
O único patrimônio cultural da humanidade localizado no Sul do País: as Ruínas de São Miguel

Graças a soma de esforços de representantes do setor público e privado do Brasil e da Argentina, vem aí mais um momento histórico para o turismo missioneiro: a internacionalização do Caminho das Missões Jesuítico-Guarani. O lançamento do roteiro, que une os dois países, será no dia 12 de outubro, em San Ignacio Miní/Misiones/Argentina e termina dia 29 de outubro, em Santo Ângelo.
“Estaremos presentes, com uma grande comitiva da AMM, para celebrar a concretização de mais uma conquista histórica para todos os missioneiros do Brasil e da Argentina", comemorou o presidente da Associação dos Municípios das Missões e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), Brasil Antonio Sartori, que é prefeito de Entre-Ijuís, durante reunião do Detur, realizada na terça-feira, 5, em São Miguel das Missões, terra do único patrimônio cultural da humanidade localizado no Sul do País: as Ruínas de São Miguel.
“Com 15 nos de existência, o Caminho das Missões já é um produto turístico consolidado no mercado nacional e internacional, que a partir do ato histórico de lançamento dia 12 de outubro, possibilitará a vinda de mais turistas e de maior visibilidade para a região”, ressaltou Marta Benatti, uma das sócias da operadora de turismo Caminho das Missões. Ela acrescentou que, ainda no primeiro semestre de 2018, o Paraguai deverá incorporar este roteiro. “Com Brasil, Argentina e Paraguai no Caminho das Missões, seremos o único produto turístico que integra três países do Mercosul”, evidenciou Marta.
PAC CIDADES HISTÓRICAS
Prefeito anfitrião, Hilário Casarin fez uma apresentação sobre o PAC Cidades Históricas para São Miguel das Missões. “Trata-se um projeto audacioso que vai mexer com a economia de todos os municípios da AMM, por ser mais um diferenciado atrativo em nossa região. Estamos atuando na busca de apoiadores para viabilizar os recursos, pois o projeto está pronto para ser licitado”, explicou Casarin, reconhecendo que o IPHAN tem sido um grande parceiro em todos os projetos.
IPHAN MISSÕES
Chefe do escritório técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na região das Missões, Adriana Ameida fez um relato sobre as atribuições do Instituto, que foi criado em 1937 e responde pelo Patrimônio Cultural Brasileiro. “Em 1989 foi implementado o escritório técnico (IPHAN Missões) em São Miguel, permitindo uma melhor gestão deste patrimônio, ampliando sua competência de ação para os sítios arqueológicos de São João Batista, São Lourenço Mártir e São Nicolau”, explanou Adriana, complementando que o IPHAN Missões tem realizado ações diversas de preservação nos quatro sítios missioneiros.
REALIZAÇÃO E SONHOS
O próximo encontro do Detur/Funmissões será dentro das festividades da Expo São Luiz/2017, dia 29 deste mês. Em São Miguel das Missões, a reunião do Departamento de Turismo da Funmisões, organizada pelo secretário municipal de Turismo, Fabiano Morais e equipe, contou com a participação de prefeitos, vice-prefeitos, gestores de turismo, vereadores, imprensa, membros da iniciativa privada, entre outros representantes de 18 municípios da AMM, todos com a mesma convicção: sonhos, união e realização caminham juntos!  

Fonte: Karin Schmidt - Jornalista Mtb 15378 - Assessora de Imprensa da Associação dos Municípios das Missões - AMM

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais notícias em Geral