11/09/2017 às 17:43
UERGS realizou curso de “Mestre Cervejeiro Caseiro
    UERGS realizou curso de “Mestre Cervejeiro Caseiro
Professores, alunos e participantes do Curso Mestre Cervejeiro

No último sábado, 9, na Unidade da Uergs em São Luiz Gonzaga, ocorreu o I Curso de Extensão “Mestre Cervejeiro Caseiro”. A atividade foi ministrada pela professora Cláudia Hernandes Ogeda e pelo professor José Rodrigo Fernandez Caresani, da unidade da Uergs em São Borja.
O curso contou com a participação de 25 inscritos, que puderam acompanhar as etapas da produção da cerveja artesanal, desde a moagem do malte, seguida das etapas de brassagem, filtragem, fervura e lupulagem, resfriamento, fermentação e engarrafamento. Além do curso, os acadêmicos realizaram um almoço para os presentes, já que as atividades estenderam-se durante todo o dia
Foram produzidos 40 litros de cerveja dos estilos American Lager e Dunkel. Devido a necessidade de fermentação da cerveja preparada no curso, os alunos engarrafaram um terceiro estilo, American Pale Ale, que havia sido elaborado anteriormente pela professora Cláudia Ogeda e pelos alunos do Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos.
A cerveja engarrafada juntamente com a cerveja produzida no curso será apresentada durante a palestra “Produção de cerveja artesanal”, que será realizada durante as atividades da Expo São Luiz, no dia 27 de setembro, às 10h. Na oportunidade, os presentes poderão degustar dois estilos de cervejas produzidas artesanalmente na Uergs, que agrade a todos os participantes, e salienta que o curso terá uma nova turma, com previsão para janeiro de 2018
Estas atividades de extensão são possíveis devido a Unidade da Uergs em São Luiz Gonzaga ter, entre seus cursos, o Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, cujos profissionais são capacitados para atuar na cadeia produtiva de alimentos, visando atender as demandas locais e regionais. O Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos terá ingresso de nova turma no primeiro semestre de 2018 e a seleção é feita exclusivamente através da nota obtida na prova do Enem, via SISU.

 

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais notícias em Geral