04/08/2018 às 08:50
Destaques - José Grisolia Filho

 

 Preservação Ambiental

Inácio Bieger, em nome da Aparp e da Trilha dos Santos Mártires, esteve esta semana em Roque Gonzales, fazendo palestras sobre preservação ambiental para estudantes e clubes da Terceira Idade.

 

Reativado o Clube de Golf

Pequeno grupo de apreciadores decidiu reativar o Clube de Golf, agora em nova sede, na propriedade rural de Antônio Kurylo, em Bossoroca, com acesso pela RS-168. O campo está em implantação e já na semana que vem, dará condições de jogo. O grupo pioneiro é formado por Arlindo Lengert, Antônio Kurylo, Luiz Venquiarutti, Darci Lourega  e Cesar Dal Berto. A entidade está de portas abertas para acolher todos os que desejarem voltar à prática do golf. Os patronos do clube de golf são os saudosos, Eduardo Lengert e o promotor de Justiça que atuou em São Luiz Gonzaga, Jorge Pacheco.

 

Assaltos a bancos

Já foram registrados, este ano,103 assaltos a bancos, uma média de três por semana. Apesar desse número ser um absurdo, foi 24% menor que no mesmo período no ano passado, quando se registraram 134 ataques a estabelecimentos bancários no Rio Grande do Sul.

 

Homenagem

Em seu apreciado comentário, no horário matutino da Rádio São Luiz, Cesar Vieira Marques prestou homenagem ao jornal A NOTÍCIA, pela passagem do 84º aniversário de sua fundação, focando especialmente a figura do fundador, José Grisolia. Agradecemos pela sua manifestação.

 

Rodízio de Pizzas

O Restaurante Chaplin realiza rodízio de pizzas neste sábado. Está mantido o preço especial de R$ 20,00 por pessoa.

 

Ana Amélia surpreende

A senadora Ana Amélia (PP), com reeleição garantida ao Senado, decidiu dar outro rumo à sua carreira política, ao aceitar concorrer a vice-presidente da República, na chapa de Geraldo Alckmin, em eleição que vai ser muito disputada. A consequência, no Estado, foi grande. Luiz Carlos Heinze, que iria concorrer a governador do Estado, pelo PP, agora vai disputar uma cadeira no Senado, na chapa do candidato ao governo, Eduardo Leite (PSDB). Esses ajustes ainda precisam ser homologados, mas são definitivos. As últimas pesquisas feitas no Estado, indicavam Sartori (MDB), Rossetto (PT) e Jairo Jorge (PDT) nas melhores posições. Mas Eduardo Leite (PSDB), agora fortalecido pelo apoio do PP, deverá crescer. As próximas consultas vão dizer como será a transferência de votos para o candidato do PSDB.

 

Henrique Meireles

O MDB homologou, em convenção nacional, a candidatura a Presidente da República, de Henrique Meireles, ex-ministro da Fazenda de Michel Temer, e ex-presidente do Banco Central de Lula. Meireles é um expoente na área financeira e foi, inclusive, presidente de um banco nos Estados Unidos. A candidatura de Meireles quebra jejum do MDB, que até agora teve candidato próprio para Presidente da República, somente em 1994, certamente por ausência de grandes líderes nacionais, capazes de concorrer com possibilidade de vitória, embora considerado o maior partido do País, graças a eleição de vários governadores, senadores e deputados estaduais e federais. Nesse tempo, só elegeu vices. Meireles ingressou há poucos meses no MDB, para ser o candidato do partido. Essa falta de identificação política com o partido pode prejudicar o seu desempenho eleitoral. Na única eleição que concorreu, elegeu-se deputado federal pelo PSDB, mandato a que renunciou antes de assumir, para aceitar o cargo de presidente do Banco Central, oferecido por Lula, em seu primeiro mandato.

 

Cortes

A imprensa nacional destaca a possibilidade de suspensão de 440 mil bolsas para estudantes de graduação, mestrado e doutorado, em 2019. Esses estudantes são os que fazem as pesquisas mais importantes em favor da inovação em todas as atividades. Além de cortar a sequência das pesquisas em andamento, com sério risco de se perder o que está sendo feito, paralisa o processo de novas pesquisas. Isso já era esperado, face à grandeza do déficit público previsto para o próximo ano.

 

Caravana da Educação

A Caravana em Defesa da Escola Pública, criada pelo CPERS, esteve ontem em São Luiz Gonzaga. Fez visitas a escolas e dialogou com os professores estaduais. Quinta-feira, a caravana esteve em Santo Antônio das Missões e Caibaté, ontem, em São Luiz Gonzaga e, hoje, em São Borja. A direção do CPERS estadual está presente nessa caravana.

 

Candidatos a Presidente

Neste domingo, encerra o período de convenções partidárias, para o lançamento de candidatos a presidente da República e respectivos vices. Estes serão os concorrentes:

- Geraldo Alckmin (PSDB), concorre a presidente, tendo como vice, a senadora Ana Amélia Lemos (PP).

- O senador paranaense Álvaro Dias (Podemos), vai postular a Presidência da República.O seu vice, será Paulo Rabello de Castro (PSC).

- A candidata Marina Silva (Rede), concorrerá a presidente, tendo como vice, o ex-deputado, Eduardo Jorge (PV).

- O PSOL vai disputar a Presidência, com Guilherme Boulos. A chapa se completa com a candidato a vice, Sonia Guajajara (PCB).

- O PSTU lançou chapa puro-sangue: Vera Lúcia e Herz Dias, para presidente e vice, respectivamente.

- O MDB confirmou Henrique Meireles como o candidato a presidente da República. O  vice ainda não está escolhido, que tudo indica será também dos quadros do MDB.

- O PCdoB, por sua vez, lançou a deputada estadual gaúcha, Manuela D’Ávila como sua candidata à Presidência. Poderá também ocorrer acordo com o PT, cabendo a Manuela concorrer a vice-presidente, numa aliança, PT/PCdoB. 

-  O candidato do PT a Presidente da República é Luiz Inácio Lula da Silva. Mas sua candidatura precisa ser confirmada por decisão judicial, considerada improvável. O ex-prefeito de São Paulo e ex-Ministro da Educação, Fernando Hadad, tem sido citado como o substituto de Lula, se sua candidatura não obter o registro no Tribunal Superior Eleitoral.

- O Partido Novo deverá indicar João Amoêdo para presidente. O Patriota, que também fará convenção neste final de semana, deverá indicar o deputado federal, Cabo Daciolo. O PRTB e o PPL devem lançar os seguintes candidatos a presidente: Levy Fidelis e João Vicente Goulart, respectivamente.                        

 

 

 

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais notícias em Geral