08/08/2018 às 08:27
Direção defensiva ajuda a evitar acidentes de trânsito
Direção defensiva ajuda a evitar acidentes de trânsito
Abrindo a porta com a mão oposta, motorista consegue observar melhor o trânsito

 Você sabia que, em países como a Holanda, os centros de formação ensinam a abrir a porta do veículo com a mão oposta? O gesto força o passageiro ou motorista a girar o corpo e o olhar em direção à mão da via - o que permite que ele veja, pelo retrovisor e diretamente, se há algo vindo ou não. Assim, é possível antecipar o acidente e evitá-lo. Na legislação brasileira, isso não é obrigatório, mas já é ensinado como método de direção defensiva.

Exemplos como este, revelam que guiar defensivamente é a melhor forma de prevenir multas e, o mais importante, evitar acidentes. Conforme o Manual de Direção Defensiva do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a direção defensiva “é a forma de dirigir, que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros usuários da via”.

Dicas:

Entre as principais dicas que o condutor deve observar, estão a manutenção periódica do veículo, verificando estado dos pneus, condições do cinto de segurança (usá-lo sempre), suspensão do veículo, “folgas na direção” e checando os freios. Além disso, o motorista deve reduzir velocidade perto de escolas, tendo cuidados extras com as crianças, mantendo foco e concentração (NÃO USAR O CELULAR), não dirigir sob uso de álcool ou outras substâncias psicoativas, nunca dirigir com sono ou após ter o estado emocional alterado (discussões fortes ou perdas), não ultrapassar em local proibido, dirigir em velocidade compatível com a via e ser educado ao volante. A maioria dos desastres nas estradas são causados por falha humana. Esteja atento e não entre para as estatísticas. (Assessoria de Comunicação do 4º RCB)

 

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais notícias em Geral