14/09/2018 às 14:24
Tratamentos naturais para tratar e eliminar varizes

 As varizes são veias dilatadas, que causam uma alteração do fluxo sanguíneo entre as pernas e o coração. Afetam principalmente pessoas com mais de 40 anos e que trabalham muitas horas de pé. Nas mulheres, é muito comum surgirem durante a gravidez. A página Viva Melhor propõe-lhe vários tratamentos para as suas varizes.

 

Causas das Varizes

Tudo o que impeça o fluxo normal do sangue, como por exemplo: roupas apertadas, cintos, faixas, ligas, sapatos apertados ou com um salto muito alto. O peso corporal e a exposição ao calor são os principais fatores mais relevantes.

 

Se não forem tratadas, as varizes podem degenerar em úlceras varicosas e flebite.

 

Como prevenir as varizes?

·         Usar meias elásticas que comprimam as pernas.

·         Suspender da alimentação tudo o que seja carne (principalmente enchidos), os fritos, lacticínios, margarina e até o chocolate. Evitar os condimentos irritantes (pimenta ou molhos prontos).

·         Optar por uma alimentação natural, constituído por legumes frescos, fruta da época e cereais integrais. Privilegie alimentos depurativos do sangue (alho, cenouras, tomate, espinafres, brócolos, coentros, maça ou limão), diuréticos e beba água pura e fresca em abundância.

·         Evitar estar muito tempo em pé e sentado, carregar pesos e atividades físicas de alto impacto.

·         Controlar o peso.

 

Atenção

No caso de notar a rutura de alguma veia varicosa, envolva a perna com uma faixa de gaze limpa, embebida em água boricada e eleve a perna ao nível do coração, até que a hemorragia estanque. Se não se registarem melhoras em 20 minutos, procure um médico.

 

Tratamentos

É preciso combater as varizes numa primeira fase, quando as veias estão ligeiramente dilatadas. Desta forma, evita-se o desconforto, alterações na pele, dor ou infeções.
Confira os tratamentos naturais que auxiliam no combate às varizes:

Alface

Aplicar cataplasma com folhas quentes de Alface, com duração de 15 minutos. Substituí-las quando esfriarem. Ao final da aplicação, fazer frição local com a toalha molhada em água fria, para fechar os poros.

 

Cebola

Sumo de cabela diluído em água. Tomar 3 chávenas ao dia.
Incluir cebola na alimentação, na forma de salada temperada com alho, limão, azeite e sal.

 

Couve

Aplicar cataplasma de Couve com folhas quentes, com duração de 15 minutos. Substituí-las quando arrefecerem. Ao final da aplicação, fazes frição local com toalha molhada em água fria, para fechar os poros.

 

Rabanete

Sumo de Rabanete diluído em água. Tomar 2 chávenas ao dia.

 

Outras opções de tratamentos:

·         Compressa local de argila com cebola ralada, com duração de 2 horas. Repetir 3 vezes por semana

·         Diluir 20g de Geleia Real em 1 litro de mel. Tomar 1 colher de sopa, 4 vezes ao dia.

·         Banhos de sol matutinos (até às 10 horas da manhã), com a duração de 1 hora. As pernas devem estar acomodadas numa posição acima do nível do coração.

·         Banho vital diário com duração de 20 minutos, 2 vezes ao dia.

·         Aplicação de jacto de água fria nas pernas diariamente, com duração de 2 minutos. Depois da aplicação, seque as pernas e faça uma massagem local com óleo de amêndoas.

·         Para estimular a circulação sanguínea, ao dormir, use um saco de água quente na barriga da perna.

 

 

Fonte: Blog Viva Melhor

 

 

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais notícias em Geral