Na década de 1990 nasceu o movimento conhecido como “Outubro Rosa”, com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Desde então, anualmente, em outubro, esse tema é pautado nos meios de comunicação, visando compartilhar informações sobre a prevenção e detecção precoce da doença.
A E.E.E. Fund. Senador Pinheiro Machado, de São Luiz Gonzaga, neste outubro, engajou-se na campanha “Outubro Rosa”, considerando a importância desse tema ser conhecido e discutido na escola, uma vez que trata-se de saúde pública e diz respeito a comunidade.
Assim, desde o início deste mês, os alunos do 4º ano, juntamente com a professora Lucila Back Ferreira, realizaram uma pesquisa com 63 mulheres da comunidade escolar, visando chamar a atenção para a necessidade de informação, desse universo feminino, quanto a prevenção do câncer de mama. Os alunos leram sobre o tema, organizaram painéis e entrevistaram mulheres com idade de 18 a 76 anos de idade, sobre o tema do projeto.
Das respostas aferidas foi feita uma sistematização e os alunos registraram as seguintes conclusões:
- das 63 mulheres entrevistadas, 35 já fizeram mamografia, 20 fizeram apenas a ecografia, 34 fizeram esses exames mais de três vezes. E dessas mulheres, 10 nunca fizeram mamografia e nem ecografia.
- 44 das mulheres entrevistadas registraram que conhecem mulheres com câncer no seu círculo de familiares e amigos.
A grande maioria já ouviu falar ou leu sobre o movimento “Outubro Rosa”.
A turma do 4º ano se envolveu na pesquisa e entendeu a importância de pesquisar, conhecer e conscientizar as pessoas sobre esse tema que é relevante a todos, pois afeta a vida familiar de quem convive ou conviveu com essa doença.



Comentários