27/03/2019 às 09:42
Comitê de Combate à Dengue realizou reunião mensal
Dia 20 de março, em reunião mensal do Comitê Municipal de Combate à Dengue de São Luiz Gonzaga, na sala de instruções do Pelotão Ambiental, foram debatidos vários assuntos pertinentes ao Comitê. O coordenador Carlos Sidnei explanou sobre a visita ao comandante do 4º RCB, ten. cel. Rodrigo de Carvalho Bernardo, onde o secretário da Saúde, Valmir Silveira, o acompanhou. Foi dado as boas-vindas ao comandante e falado sobre o Plano de Contigência da Dengue, que trata das ações no combate as endemias. O ten. cel. Bernardo se colocou à disposição para trabalhar em parceria, propondo de imediato uma fiscalização em conjunto com o Setor de Endemias nas áreas de responsabilidade do Exército Brasileiro: Vilas Militares e terreno próximo a Coopatrigo, e podemos incluir na operação, alguns quarteirões próximos ao locais citados.
 
 
O Comitê está fazendo um levantamento das oficinas que estão depositando carros velhos em terrenos baldios e em vias públicas, contrariando a Lei Federal nº 12.977/14, que regula e disciplina a atividade de desmonte de veículos automotores terrestres. Após o levantamento, será encaminhado o relatório ao Ministério Público para que a lei seja cumprida, dando uma visão mais organizada a cidade e evitar criadouros de mosquito e outros insetos.
 
 
Segundo o secretário da Saúde e chefe do Setor de Endemias, as fiscalizações continuam diariamente nas residências e terrenos baldios, pois a dengue anda rodeando o município, como é o caso de Santo Antônio das Missões e São Borja. O grupo de fiscais hoje são de 11 agentes, mas o necessário seria de 18 a 19, na proporção de 800 imóveis para cada agente. Conforme informação, já está sendo providenciada a reposição de fiscais.
 
 
Na Semana da Água, a APARP deu palestra nas escolas falando também nos cuidados para evitar os criadouros de mosquitos. As representantes da SEMECE e 32ª CRE falaram sobre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos nas escolas com o foco nas endemias e saúde. Foram apresentados os novos membros do Comitê: ten. Ricardo Andrei de Lima (14º BPM) e a professora Katrine Cardias Martins (32ª CRE).
 
 
O coordenador e demais membros do Comitê elogiaram mais uma vez o trabalho desenvolvido pelo “Projeto Voluntário Cidade Limpa”, que recolheu mais de 300 toneladas de resíduos, muitos deles propícios para tornar-se um criadouro de mosquito. “Esse projeto não pode parar, pois é de suma importância”.
 
 
Não esqueça: Em apenas 10 minutos, você interrompe um ciclo. Vistoriem seus pátios, pois sem criadouros, não há larvas e, consequentemente, sem mosquitos, não haverá doenças. (Carlos Sidnei Ferreira, Coordenador do Comitê da Dengue)
 
 
 

    

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais notícias em Geral