27/03/2019 às 09:47
São Luiz Gonzaga receberá palestra e exposição “A trajetória da Arqueologia no RS”

Evento é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Secretaria Municipal de Turismo

A partir do dia 9 de abril, o Museu Arqueológico de São Luiz Gonzaga receberá o projeto itinerante “A trajetória da Arqueologia no RS”. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado da Cultura, com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

 

O projeto é constituído por palestras, exposição e vídeo documentário, com o objetivo de desmistificar, esclarecer e conscientizar as comunidades sobre as diferentes maneiras que o trabalho arqueológico acontece, contextualizando historicamente a Arqueologia no Rio Grande do Sul, desde o início até os dias atuais. Apresenta, também, um panorama sobre as principais descobertas arqueológicas advindas de inúmeras pesquisas realizadas no Estado.
 
 
A exposição estará disponível no Museu Arqueológico, de 9 de abril a 5 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8 horas até às 11h30min, e das 13h30min até às 17 horas e aos sábados e domingos, sob agendamento. Ainda no dia 9, às 14 horas, será promovida uma palestra no museu – com entrada gratuita e destinada a toda comunidade – com a arqueóloga da Superintendência do IPHAN-RS, doutora Raquel Rech, falando sobre o projeto.
 
 
Além da exposição, o município também receberá do IPHAN, a doação de 39 DVDs com conteúdos integrais do projeto, os quais poderão ser disponibilizados nas redes de ensino e nas comunidades.
 
 
Atualmente, as ações do projeto “A trajetória da arqueologia no RS” estão em São Nicolau e seguem para São Luiz Gonzaga. As atividades também serão realizadas em Carazinho, Marau, Júlio de Castilhos e Santa Maria.
 
 
(AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do IPHAN-RS - Foto: Divulgação / IPHAN)
 
 
 

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais notícias em Geral