27/03/2019 às 09:49
Caibaté promoveu Festival de Pratos Típicos de Milho

Com a proposta de promoção de segurança e soberania alimentar, o Festival Municipal de Pratos Típicos de Milho foi realizado na terça-feira, dia 19, em Caibaté. O evento tem como finalidade, valorizar o milho produzido pela agricultura familiar, que faz parte da cultura regional, e incentivar seu consumo de forma saudável e diversificada na alimentação humana, além de ampliar o conhecimento do valor nutritivo. Os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar palestra sobre aproveitamento do milho e do sorgo na alimentação humana, ministrada pela assistente técnica regional (ATR) social da Emater/RS-Ascar, Vanessa Gnoatto.

 

Entre as autoridades presentes, estiveram o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel; a primeira dama de Caibaté, Adriana Pires da Silva; o secretário municipal da Agricultura e de Obras, Carlos Pereira; e a chefe substituta do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Tamires Scheis. Nedel e a primeira dama foram os jurados do Festival, juntamente com a nutricionista Lisiane Haas Spohr.
 
 
A versatilidade do milho na alimentação humana recebeu destaque na diversidade de pratos apresentados: bolachinhas de brigadeiro de amido de milho; bolo de fubá; bolo de milho com goiabada; bolo de milho cozido com ricota; bolo zero glúten; rosca frita; bolo salgado de farinha de milho, canudinhos, cupcake de milho verde; empadinha aberta de milho e risolis de milho.
 
 
Os pratos foram avaliados nos critérios de ingredientes utilizados, aparência, sabor, criatividade e ingredientes. Para representar o município de Caibaté no Festival Regional de Pratos Típicos de Milho, a ser realizado em Santo Ângelo, durante a Fenamilho Internacional, foram escolhidos, na categoria doce, o bolo de milho com goiabada, feito por Cleni Castanha de Oliveira, e na categoria de salgados, empadinha aberta de milho, elaborada por Cleonice Pereira Joaquim.
 
 
A fase municipal do festival foi promovida pela Emater/RS-Ascar e pela Prefeitura de Caibaté, através das secretarias municipais de Saúde e Ação Social e de Educação, Cultura e Turismo. Contou também com o apoio do Supermercado Pinhão e da Clicknet.
 
 
(Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa - Jornalista Deise A. Froelich)
 
 
 
 
 
 

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais notícias em Geral