26/04/2019 às 11:27
Pelotão de Bombeiro Militar lança Programa “Bombeiro na Escola 2019”
Pelotão de Bombeiro Militar lança Programa “Bombeiro na Escola 2019”
O titular da 32ª CRE apresenta os palestrantes

Ato realizado na manhã desta sexta-feira, na sala de reuniões da 32ª Coordenadoria Regional de Educação, marcou o lançamento do Programa “Bombeiro na Escola 2019”. A reunião foi coordenada pelo titular da 32ª CRE, Vitor Hugo Nascimento e o ten. Vandré Reolon de Souza, comandante da unidade do Corpo de Bombeiros Militar desta cidade. A exposição em torno do programa esteve a cargo do ten. Schaff e o sarg. Viana, oriundos do 11º Batalhão de Bombeiro Militar, cuja sede é em Santo Ângelo. O público que participou desse lançamento, estava formado por diretores de escolas e professores do ensino público estadual e municipal em São Luiz Gonzaga.

 

O PROGRAMA
O Programa “Bombeiro na Escola” tem como objetivo, a presença e prevenção de primeiro grau, ou seja, aquela em que os alunos, com pequenas ações no seu cotidiano, evitarão acidentes ou danos irreparáveis. São pequenos cuidados que poderão salvar vidas. Dessa forma, o bombeiro militar, ao transmitir instruções acerca da prevenção de acidentes domésticos, provoca uma mudança de hábitos nos jovens, que são o futuro da sociedade.
Dados do Ministério da Saúde revelam que as principais causas de mortes de crianças foram os riscos acidentais à respiração, como, por exemplo, sufocamento na cama, asfixia com alimentos e outros, seguidos pelos afogamentos e exposição à fumaça, ao fogo e às chamas. A estatística oficial revela que em 2010, os riscos acidentais à respiração foram responsáveis por 252 mortes de crianças com até 10 anos; afogamentos vitimaram 168 crianças no mesmo período e 64 óbitos foram causados por incêndios.
 
 
Na palestra, Shaff e Viana informaram que o objetivo geral do programa Bombeiro na Escola, dirigido a alunos de escolas de Ensino Fundamental, visa criar na comunidade uma consciência prevencionista, evitando acidentes das mais variadas formas.
 
 
CURRÍCULO BÁSICO
1 – Combate ao trote ao telefone 193
2 – Cuidados com o botijão de gás – como evitar vazamentos
3 – Evacuação de uma edificação – saídas de emergência
4 – Recreação – cuidados ao andar de bicicleta, skate, patinete, patins, etc. O uso de capacetes, joelheiras e cotoveleiras, em lugares seguros
5 – Prevenção de afogamentos
6 – Equipamentos elétricos energizados. O choque elétrico e os cuidados com a instalação, não sobrecarregando as tomadas com múltiplos aparelhos
 
 
Após a exposição do projeto, os palestrantes tiveram momento de integração com o professorado, que levantou questões diversas, mas todos salientando a importância dos conhecimentos transmitidos, que certamente ajudarão muito em eventuais sinistros.   
 
 
 

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais notícias em Geral