28/07/2017 às 18:06
Prefeito sancionou lei que determina prazo de 30 dias para diagnóstico do câncer
Prefeito sancionou lei que determina prazo de 30 dias para diagnóstico do câncer
Ana Barros, Rosângela Dornelles e Ruben Sisto, na visita ao jornal - Foto: Antônio Carlos Hengen/AN

 A vereadora Ana Clara Brum de Barros (PT), em visita ontem ao jornal, informou que o prefeito Sidney Brondani sancionou o projeto de lei de sua autoria, que estabelece o prazo de 30 dias para realização dos exames necessários à confirmação de neoplasia maligna (câncer).  Nesse período, o Poder Público Municipal tem que promover condições para que os exames sejam feitos, a fim de que, sendo necessário tratamento, com a confirmação do câncer, isso aconteça imediatamente. Explicou Ana Barros, que a evolução da doença é rápida e isso explica a necessidade de antecipar-se para ter os diagnósticos, a partir dos quais as providências devem iniciar. 

Juntamente com a vereadora Ana Barros, visitou o jornal, a vereadora de Charqueadas, Rosangela Dornelles (PT). Ela foi secretária adjunta da Saúde no governo Tarso Genro e foi quem proporcionou a contratualização do atendimento a segurados do SUS no Hospital São Luiz Gonzaga, proporcionando grande vantagem ao estabelecimento hospitalar desta cidade. Isso ocorreu durante reunião da comunidade, que encerrou com resultados plenamente favoráveis a São Luiz Gonzaga. 
Eleita vereadora em Charqueadas, dividiu o seu cotidiano com a atividade de médica e funcionária de carreira da Secretaria da Saúde, em Porto Alegre. Sua vinda a São Luiz Gonzaga, foi para conhecer a Lei Municipal que resultou da iniciativa da vereadora Ana Barros, que está sendo base para projetos de lei em vários municípios, através de vereadores do PT de Bossoroca, Ijuí, Bagé, Herval Seco, Giruá e Charqueadas.
Vereadores do PT que dão atenção preferencial à saúde pública, formaram um grupo de WatsApp, para trocar ideias e informações em torno de iniciativas que podem melhorar o atendimento à população, especialmente para aqueles que dependem exclusivamente do SUS para terem o atendimento que precisam. 
Rosângela Dornelles, tendo em vista sua condição de servidora da Secretaria da Saúde do Estado, encaminhou sugestão ao DataSus, bem aceita pela Coordenadoria que administra esse setor, para que sejam feitas Capacitações Regionais dos Vereadores que se dedicam à melhoria do atendimento à saúde. Essas capacitações vão revelar caminhos para chegar aos locais certos para o encaminhamento de reivindicações e projetos. Ana Barros, por sua vez, lembrou que já tem um exemplo de senhora acometida de câncer que, por força dessa lei, fez a confirmação do diagnóstico em tempo de iniciar o tratamento. Se esperasse mais alguns dias, sua cura estaria comprometida, informou a vereadora. 
 

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais notícias em Política