13/06/2017 às 16:32
Campanha de vacinação da gripe encerra com mais de 3,6 milhões de pessoas imunizadas no RS

Os números da Campanha de Vacinação contra a Gripe 2017 foram divulgados hoje, 13, em entrevista coletiva do secretário estadual da saúde, João Gabbardo dos Reis, em Porto Alegre. Do dia 10 de abril até o momento, foram mais de 3,6 milhões de doses aplicadas e, entre os grupos prioritários, a cobertura chegou aos 85%. A imunização será feita até o final dos estoques ainda disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde. A secretaria estima que ainda restem 63 mil doses da vacina na rede pública. A SES orienta que os municípios que ainda possuem vacinas, centralizem o estoque remanescente em uma ou duas Unidades Básicas de Saúde, facilitando o encaminhamento das pessoas e otimizando o armazenamento. Gabbardo também ressaltou que muitos municípios no RS já utilizaram todas as vacinas que receberam e que está assegurado um pequeno quantitativo para a segunda dose das crianças menores de nove anos e que foram imunizadas contra a gripe pela primeira vez. Elas devem receber a segunda dose 30 dias após a primeira.
Na entrevista, Gabbardo salientou a grande procura da população em geral após o encerramento da primeira etapa da campanha. A partir da liberação da vacina para o público em geral, em 29 de maio, das 858 mil pessoas que foram vacinadas, 68% não faziam parte dos grupos prioritários. O secretário adiantou que para o próximo ano, a campanha de vacinação não deverá ser prorrogada, e após o seu término, será liberada para a população em geral. “Essa deverá ser a posição do Ministério da Saúde em 2018, a exemplo do que fizemos este ano aqui no RS, ampliando a vacina para todos”.
Doses aplicadas e cobertura por grupos:
Crianças – 415 mil (69%); trabalhadores da saúde – 250 mil (80%); gestantes – 73 mil (68%); puérperas – 16 mil (94%); indígenas – 21 mil (93%); idosos – 1,36 milhão (93%); doentes crônicos / comorbidades – 709 mil; sistema prisional – 26 mil; professores – 117 mil; sem comorbidade – 600 mil; COBERTURA GRUPOS - 85%; TOTAL DE DOSES APLICADAS – 3.605.017.  

Fonte: Secretaria de Saúde do Estado

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais notícias em Saúde