30/01/2019 às 15:42
Unimed Missões/RS realiza projetos de gerenciamento e reciclagem de resíduos
Unimed Missões/RS realiza projetos de gerenciamento e reciclagem de resíduos
Altamir Lauri Coimbra da Silva

A cooperativa Unimed Missões/RS tem um compromisso com o meio ambiente e seu desenvolvimento, realizando programas e projetos de gerenciamento e reciclagem de resíduos. Através do Projeto de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS), criado há 12 anos, a cooperativa recolhe e encaminha todos os resíduos gerados à destinação ou disposição ambientalmente correta. Em todo esse período, foi contabilizado um total de 2.785.386 litros de resíduos, sendo que 940.258 litros foram coletados somente em 2018.

 

Além dos resíduos de saúde, provenientes dos serviços da Unimed Missões/RS, como Pronto Atendimento, Laboratório, SOS ou Unidades de Internação, a cooperativa também dispõe aos seus cooperados do encaminhamento correto dos resíduos infectantes gerados nos consultórios. A comunidade ainda pode descartar materiais como pilhas, baterias, aparelhos celulares, cartões, remédios vencidos, chapas de raios-X e lâmpadas fluorescentes de gerações domésticas. Os pontos de coleta são o Hospital Regional Unimed Missões, a sede da cooperativa e os Escritórios Regionais, localizados em São Borja e São Luiz Gonzaga.
 
 
A empresa responsável pelo recolhimento, transporte, tratamento e destinação ou disposição final ambientalmente correta dos resíduos é a ECOLOG Serviços Ambientais, que solidifica os serviços realizados com documentações que comprovam seus serviços em conformidade com a legislação vigente.
 
 
PROJETO PICOTAR
 
Em paralelo ao PGRSS, a cooperativa lançou em 2018, o Picotar, projeto que visa o descarte de papeis usados dos dois lados e que não podem ser utilizados como rascunho. Duas picotadoras estão localizadas na Unimed Missões/RS e cada setor é responsável pelo picote dos papeis e sua armazenagem em sacos. Para que sejam reciclados, os papeis não podem conter clipes ou grampos.
 
 
Conforme o Analista Ambiental da Unimed Missões/RS, Altamir Lauri Coimbra da Silva, durante o ano de 2018 foi contabilizado um total de 10 toneladas e meia de papel picado e papelão, além de 699kg de plásticos, todos enviados para a reciclagem. “Esse material foi repassado para a Associação de Reciclagem e Educação Ambiental Ecos do Verde, responsável pela reciclagem. Nessa ação, contribuímos para a minimização do corte de aproximadamente 210 árvores. Em um comparativo, uma tonelada de papel reciclado poupa 20 árvores, economizando 75% de energia elétrica e poluindo o ar 74% menos do que se fosse novamente produzido”, explica. 
 
 
 

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais notícias em Saúde